top of page

Deixe a tarefa de ser perfeito para Deus

  • Laryssa Ribeiro
  • 5 de jul. de 2017
  • 4 min de leitura

Eu não sei você, mas se existe uma coisa nessa vida que me assusta é a ideia de me sentir exposta. Pensa comigo, imagine que tudo que você já pensou e fez pudesse ser arquivado em pastas secretas. E nelas contivessem todo o conteúdo da sua vida, tanto o bom quanto o não tão bom assim. Imagine que nesses arquivos contenham todos os pensamentos impuros que você já teve, e que existe uma pasta somente de julgamentos que você já fez sobre as pessoas. Imagine que neles constem todos os filmes que você já viu, as músicas que ouviu, e pior, os pensamentos que cada um deles gerou em você.

Agora imagine que um hacker pôde ter acesso a tudo isso e agora tudo que você sente ou pensa ou já sentiu e pensou pode se tornar conhecido por todos a qualquer momento. Bom, só a ideia de que tal coisa pudesse realmente ocorrer já nos causa mal estar, não é mesmo? Acontece que em um mundo em que a imagem é o grande deus das pessoas, a exposição certamente é maior sinal de fraqueza que pode existir.

No entanto, ao olharmos para a Palavra de Deus percebemos que a exposição, apesar de nos colocar em um lugar de vulnerabilidade, pode representar um sinal de força. A Bíblia nos diz que se quisermos ser curados precisamos confessar os nossos pecados uns aos outros, perceba: para sermos perdoados basta pedir perdão a Deus, mas para sermos CURADOS, é preciso confessar, é preciso se expor.

Isso também é assustador, é como se eu mesmo disponibilizasse os meus arquivos secretos, os quais eu por tanto tempo guardei com tanto cuidado para que ninguém descobrisse. Talvez você se pergunte qual é o sentido disso tudo, porque só confessar pra Deus não basta? Será que a vontade Dele realmente é me humilhar mostrando as minhas fraquezas para as outras pessoas? Mas o que acontece, e isso foi revelador pra mim (e pode ser pra você), é que quando eu chego ao ponto de estar tão incomodado com o meu pecado que isso chega a ser maior que a reputação que eu tenho a zelar, significa que o arrependimento chegou ao meu encontro. Quando o meu desejo de mudar é maior que o meu orgulho de confessar o que eu fiz significa que o meu coração chegou exatamente no lugar que ele precisa estar para ser curado.

blogadtbsb

Todo avivamento na história e na Bíblia são marcados por arrependimento em massa, isto é, homens e mulheres se expondo e reconhecendo o quão imunda é a sua natureza humana sem Deus. C.S. Lewis, no seu livro “A questão do sofrimento”, diz que, parafraseando: normalmente o homem não se arrepende verdadeiramente do seu pecado, isso porque no decorrer do tempo, a sociedade, cada vez mais destituída de valores morais, de sensos concretos de certo e errado, criou uma espécie de filtro dos pecados que são realmente ruins e dos pecados que são aceitáveis, uma vez que todos os praticam.

Desse modo, a culpa conjunta acaba não sendo tão sentida quanto é a culpa individual. Continuando a ideia, ele diz que em momentos raros, quando o homem realmente comete um pecado que credita ser repugnante e que jamais teria coragem de expor a quem quer que seja, é que ele consegue perceber o seu caráter e o quão corrupta é a natureza humana sem Deus.

O fato, porém, de o homem olhar para si e tomar consciência do seu pecado, não o leva automaticamente ao arrependimento, no máximo ao remorso ou peso na consciência. O Espírito de Deus, no entanto, é quem nos conduz ao arrependimento. Além do exposto pelo C.S. Lewis, existe um outro modo de o ser humano tomar conhecimento do seu caráter sem precisar para isso ter cometido o mais repugnante (aos olhos humanos) de todos os pecados, trata-se de quando ele é colocado lado a lado em comparação ao que realmente é puro. Jesus é esse paradigma pra nós, e como uma roupa branca que é colocada ao lado de uma manchada, conseguimos perceber olhando pra ele o quão impuros nós de fato somos.

E como sabemos, quem Jesus é só pode ser revelado para nós por meio do Espírito Santo, então, quanto mais presente e livre em uma vida o Espírito for, naturalmente, mais conseguimos perceber o nosso pecado. Não para que nos sintamos culpados ou envergonhados, mas para que o temor gere o constrangimento que produz o arrependimento.

Portanto, se expor não é um sinal de fraqueza, mas de força. É um sinal de que você é desprendido o suficiente das coisas desse mundo e ligado às coisas da eternidade. Significa que você entendeu que se fazer de forte não é o mesmo que ser forte e se fazer de santo certamente não é ser santo. Por isso eu te convido, experimente se expor um pouco mais, vai por mim, é libertador! Se coloque mesmo a julgamento das pessoas. Afinal, será a elas que prestaremos contas? Experimente se fazer fraco para poder experimentar a força que vem Dele, e você vai perceber o quão mais leve é se colocar no seu lugar, e deixar a tarefa de ser perfeito pra Deus.

Comments


Últimos Posts
Categorias
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
  • RSS Clean

Curta a nossa fanpage

Acompanhe no Instagram

@ADORAR.TE.BSB

Venha dançar com a gente!

bottom of page